LIVRO DE VISITAS

Data: 02-02-2021

De: Alexandre Gueifão

Assunto: Mestre, Manuel Ceia

Se a UBU e o Mestre Pires Martins são o início do Karate Marcial ( assim se denominava inicialmente em Portugal ao que no Japão inicialmente se chamava Karate Jutsu em Hombu Dojo Kodokan) Foi pelo trabalho do Mestre Manuel Ceia e a pedido do Mestre Pires Martins que as portas do Karate-Dô praticado no Dojo Shotokan se instalam em Portugal em 1964. Uns anos antes da vinda do Mestre Tetsuji Murakami a Portugal; do que resulta também na criação da ASP; ligada inicialmente á UBU. Pode-se assim afirmar que o Mestre Manuel Ceia é Meritoriamente UM CO-FUNDADOR do KARATE-Dô em Portugal. Toda a vida vivemos ligados por uma Amizade Eterna que se mantém desde a primeira dimensão e agora na segunda dimensão como IRMÃOS na Graça de Deus.

Responder

—————

Data: 08-10-2019

De: Isabel Ferreira

Assunto: Homenagem

Tive o enorme privilégio de treinar e ser amiga deste grande Mestre. O mestres dos mestres. Ensinou muita coisa.
Deixou uma marca inabalável.
Temos muitas saudades!

Responder

—————

Data: 19-05-2014

De: Jose Miranda

Assunto: A memoria dos Mestres Shotokai

Saudações a famila shotokai
Quem praticou karate com mestre Murakami durante 10 anos como eu fiz parte da Murakami Kai grupo do norte chegando a instrutor no Bushidokan Porto
não se esquece os famosos estágios com Mestre Murakami em que perguntavamos por vezes se o mestre estava bem disposto eram semanas inteiras de trabalho dificil mas que no final deixou raizes ,conheci e treinei em estagios ,com os chamados novos Mestres entre os quais Manuel Ceia ,Guilherme .Rebola ,Pascoalino,Patrão ,Sarmento .
Antonio Cacho ,Vitor silva ,Antonio Cunha
entre muitos outros
a verdade é que todos temos que ter uma referencia nem sempre a melhor quando invocamos a sabedoria vamos as nossas bases e nada melhor que a sabedoria do mestre Murakami tnha razões para exigir de nós e marcar a diferença
continuo a treinar com a mesma dedicação e pensamento no nosso mestre
uma homenagem a todos nós que um diaabraçamos a via do Karate

Responder

—————

Data: 02-02-2013

De: RUI RIBEIRO

Assunto: HOMENAGEM

Prezo os dias do DOJO e do CAMINHO.
A História faz-se de momentos.
Tudo passa mas o ESPÍRITO fica.
Nós os que ficamos continuamos a lutar.
Que estejas em PAZ
OSS

Responder

—————

Data: 29-12-2012

De: Pedro Gueifão

Assunto: Homenagem

Ao Grande Homem e Mestre Manuel Ceia, que me conheceu desde picarrucho, um Amigo de vida do meu Pai, deixo o meu sentimento de Saudade e carinho. Um homem que se dedicou ao Karate de Alma e Coração que foi um exemplo de vida. Onde quer que estejas, estarás sempre no nosso coração dentro e fora dos Dojos. O nosso REI será sempre para os Grandes Mestres e tu és um deles. Abraço

Responder

—————

Data: 21-09-2011

De: José Augusto da Silva Costa

Assunto: Tributo ao Mestre Manuel Ceia

O Mestre Manuel Ceia, era para todos quantos tiveram o privilégio de privar com ele, um grande Amigo. Mestre Ceia, além de inúmeras qualidades que o distinguiram como a nobreza de carácter, a lealdade, a honestidade, o respeito pelo próximo, era ainda possuidor de uma cultura muito acima da média, que o tornavam notado quer em público quer em privado, granjeando assim a estima e o respeito de todos aqueles que consigo privavam.

O Mestre Manuel Ceia, foi um dos pioneiros das Artes Marciais em Portugal, nomeadamente o Karate-Do Shotokai, deve-se a ele a vinda ao nosso país de um grande Mestre nipónico que tem por consequência hoje em dia por parte de diversas associações nacionais e estrangeiras, a continuação da sua linha e metódos de ensino e de treino, fá-lo naturalmente do Mestre Tetsuji Murakami (já falecido).

O Mestre Manuel Ceia, foi um seguidor nato de Mestre Tetsuji Murakami, embora na realidade o seu primeiro Instrutor de Karate tivesse sido o Dr. Pires Martins, fundador do Karate em Portugal, pelo qual a organização japonesa de Karate, lhe tivesse atribuído pela introdução e desenvolvimento do Karate no nosso país a graduação de 4.º Dan de Karate a título honorífico.

O Mestre Manuel Ceia, no que se refere às Artes Marciais foi um visionário, começando bem cedo a prática do Judo, do Ju-Jutsu, do Karate Shotokai e do Kobudo, na saudosa Academia de Budo (Entre Campos – hoje já demolida). Mestre Ceia, formou dezenas de cintos pretos, que com a sua metodologia de treino, conhecimento e pedagogia, levou a cabo a formação não só de bons praticantes de Karate, regindo-se pelas cinco máximas do O-Sensei Gingin Funakoshi, Carácter, Esforço, Sinceridade, Etiqueta e Auto-Controlo.

O Mestre Manuel Ceia, após o falecimento de Mestre Tetsuji Murakami, desde logo travou conhecimento com Mestre Atsuo Hiruma, aluno directo de Mestre Egami (fundador do Karate Shotokai), procurando sempre aprofundar os seus conhecimentos sob a orientação técnica de Mestre Hiruma, director técnico para a Europa do Honbu-Do do Japão. Mestre Manuel Ceia, além de ter formado inúmeros cintos pretos, também formou diversos 5.ºs Dans (graduação máxima em Karate Shotokai) que refiro António José Valera, José Patrão, entre outros mais.

O Mestre Manuel Ceia, partiu mas não nos deixou nem deixará mais, ele estará sempre connosco em espírito, aconselhando-nos no nosso dia a dia, olhando por nós como um grande Amigo, pois não importa a carne que é destrutível mas sim o espírito que é IMORTAL!

Oss!

Responder

—————

Data: 11-09-2011

De: Margarida Pogarell

Assunto: A uma amizade distante…

A uma amizade distante…
Qual pássaro que passou deixando cair a semente que talvez venha a frutificar…
Para além das dores musculares após um treino pesado mas libertador, guardo nas minhas memórias momentos de grande ternura e principalmente dois momentos de conversa que me impulsionaram.
É nestes momentos que damos conta que a eternidade pode realmente existir, enquanto um gesto, uma palavra continuarem o seu caminho muito depois de nos termos esquecido que alguma vez os utilizámos. Mesmo para além da nossa extinção...
Foi bom tê-lo encontrado nesta vida.

Responder

—————

Data: 09-09-2011

De: Fernando Barroso

Assunto: Homenagem

"Em honra à memória de um homem marcante, com o seu exemplo de dedicação e inteligência com que via e vivia o Karate e a Vida; um professor impressionante que deixa a sua marca naqueles que tocou, partilhando a sua sabedoria. O meu desejo é que ele tenha encontrado a felicidade plena e que se encontre no céu rodeado por todos os que admirou em vida e que partiram primeiro."

Responder

—————

Data: 03-09-2011

De: Alexandra Barroso

Assunto: Homenagem

Aqui deixo a minha homenagem ao meu Mestre e acima de tudo Amigo sincero.
Tive a sorte de iniciar a minha prática com ele e nunca o esquecerei.
Ensinou-me muito: Karate e principalmente a Vida.
Até um dia.

Responder

—————





Manuel de Magalhães e Silva Ceia

06-03-1945 / 19-01-2010

5º Dan - graduação máxima para Shotokai